MARCELO PAMPANINI

Adote um Pet – como o design UX pode ajudar pets abandonados encontrarem um novo lar.

Estudo de caso desenvolvido através do curso de UX para mobile e web da Caelum.

 

Pensando na relação do ser humano com seus animais de estimação, percebemos que além de companheirismo os animais de estimação fazem parte da integração familiar.

O aplicativo “Adote um Pet” tem como objetivo facilitar o processo de adoção e doação de bichinhos de estimação, com segurança e tranquilidade entre ambas as partes.

Para além de auxiliar no encontro de novas amizades entre humano e seus bichinhos, o “Adote um Pet” proporciona inúmeros serviços, como: parcerias com serviços pets com garantia de qualidade e desconto para seus usuários, meio de comunicação para encontrar pets perdidos e a Petinha Online, mecanismo para arrecadar verba e tratar especificamente de animaizinhos que precisam de ajuda.

Desafio

Em discussão, descobrimos que por questões especificas muitas pessoas se veem obrigadas a doarem seus pets. Tal processo acaba sendo complicado e doloroso, isso porque apesar da necessidade de abrir mão do seu bichinho existe insegurança, por vezes o doador não tem referências de com quem seu bichinho vai ficar; outro ponto destacado, foi o alto número de animais perdidos e abandonados e a dificuldade em achar seus respectivos donos ou como no segundo caso achar um lar para pets desabrigados.

Entendendo o Negócio

Com o objetivo de ter claro o que o nosso aplicativo iria entregar, realizamos um canvas sobre o produto e suas funcionalidades.

A partir do esclarecimento do que o aplicativo é o que ele vai fazer, era necessário pensar em como este produto iria trazer rentabilidade para o negócio e proporcionar uma boa experiência para os seus usuários, pensando nisso fizemos um canvas 360° View.

Entendendo o usuário

A viabilidade de um aplicativo depende da compreensão de seu usuário, para isso realizamos a criação de Personas Primárias e Secundárias e seus respectivos cenários.

Mariana Rodriguez

Info. demográficas
24 anos
Mora sozinha em um ap
São Paulo — Capital
Estudante de Humanas

Comportamentos
Super positiva, meditação, ama os animais,
gosta de praia, trabalha em revista
de moda, tem um carinho pela família,
possuí 1 cachorro e 2 gatos.

Necessidades e objetivos
Mais tempo para os pets
Mais trabalhos voluntários
Fazer o que ama
Viajar pro exterior
Morar em uma casa

Beth Almeida

Info. demográficas
50 anos
Mora com a mãe e 2 filhos
Interior de São Paulo
Tem um ong

Comportamentos
Independente
Gosta de viajar
Simpática e simples
Ama a natureza
Empática

Necessidades e objetivos
Ter mais espaço para os animais
Mais tempo para viajar
Conseguir mais doações
Divulgar sua ong
Melhor qualidade de vida para a mãe

Cenário

Pesquisas e entrevistas

Após a criação das personas realizamos uma entrevista com uma possível usuária, com o objetivo de confirmar hipóteses e possibilitar insights. Foram o total de 16 perguntas divididas em 3 categorias: Pets, Compras, Ongs / Doação.

Na entrevista foi possível crer que estávamos percorrendo o caminho correto o que foi positivo para o grupo.

Usuários e suas necessidades

A fim de entender melhor como o nosso usuário iria se relacionar com o nosso produto e suas necessidades, realizamos a criação de User Stories.

MVP

Ao entender as tarefas do usuário ao manejar o aplicativo, ainda era importante compreender o interesse de cada usuário, através disso criamos o canvas MVP a partir do ponto de vista de cada usuário.

Priorização

Antes de definir a funcionalidade do aplicativo, era necessário priorizar o que realmente era importante para atingir o objetivo do grupo naquele momento; com o auxílio da matriz Impacto x Esforço foi possível fazer isso.

Estrutura

Com as funcionalidades do aplicativo já decididas, era preciso começar a criar a estrutura do nosso aplicativo, a fim de expandir a criatividade realizamos a dinâmica de Crazy 8’s. Em seguida, listamos o fluxo do aplicativo baseado nos rabiscoframes criados anteriormente.

Telas e Prototipação

A partir dos fluxos desenhados começamos a trabalhar em wireframes de alta fidelidade.

Abrir chat
Precisa de ajuda?
Olá, como posso te ajudar?